Focando resultados

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Gustavo Greve, 27/11/2018

Quando analisamos o mercado, percebemos que a geração de resultados se deve muito ao desenvolvimento de diferenciais valorizados pelos consumidores e à constante atualização em produtos e processos. Mas para isto ser possível, conforme já abordado em texto anterior (http://admi9.com.br/wp/?p=321), é preciso que a estrutura de gestão da empresa esteja minimamente adequada, permitindo aos gestores voltarem suas atenções a tarefas menos vinculadas à resolução de problemas do dia-a-dia operacional da empresa, como a análise de mercado e o planejamento estratégico, focando médio e longo prazos.

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De posse de informações reais atualizadas sobre fluxo de caixa, custos diretos e indiretos, capacidade produtiva, tempos de processamento (lead time), disponibilidades de matérias-primas, dentre outras tantas, geradas a partir da estruturação dos processos internos e utilizadas para as tomadas de decisão diárias, é possível aos gestores iniciarem as análises dos mercados em que a empresa atua e os adjacentes.

Para as análises dos mercados, deverão ser consideradas informações relativas às empresas atuantes em cada segmento, suas formas de atuação, diferenciais e deficiências, às dinâmicas específicas de cada mercado e ao perfil de compradores/consumidores. Análises sobre possíveis novos parceiros e fornecedores, além de outras que possam ser consideradas importantes, também deverão ser realizadas.

A partir das informações dos mercados poderão ser estruturados os trabalhos para desenvolvimento de modelos de negócio diferenciados, que proporcionem vantagem distintiva, e elaborem planejamentos estratégicos que permitam olhar mais longe e conduzir seus negócios aos resultados pretendidos.

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